PERDA DE PESO COM BALÃO INTRAGASTRICO

Balão Gástrico é um tratamento que induz à perda de peso inflando um balão no estômago, o que causa uma sensação de saciedade e, consequentemente, pouca ingestão de alimentos.

O balão intragástrico pode ser usado entre 6 e 12 meses. Por isso, é importante um comprometimento com a reeducação alimentar, o que vai manter o peso após a retirada do material.

Balão Intragastrico -Tire suas dúvidas

O efeito do balão intragastrico.

Os principais efeitos do balão são a alteração da saciedade durante o uso e as alterações hormonais e neurais provocadas pela sua presença, especialmente nos três primeiros meses, no qual mais de 70% processo ocorre. A partir daí o efeito mecânico, ou seja, a obstrução espacial começa a ser mais importante do que os demais efeitos.

Benefícios do balão intragástrico

Por ser uma técnica endoscópica, as principais vantagens são:

  • Não é necessário internação hospitalar
  • O tratamento pode ser interrompido a qualquer momento se for necessário.
  • Eficiência em torno de 20% de perda do peso total

Exames necessários

É interessante realizar exame de gravidez para pacientes que estão em idade fértil.

Cuidados antes do procedimento

Antes do implante do balão é necessário jejum de pelo menos 8 horas. Recomenda-se uma dieta mais leve, se possível líquida, nos dias que antecedem o procedimento para dar repouso ao estômago, que entrará em luta com o balão por uns dias. Já no explante do balão, as recomendações são ainda mais importantes.

É necessário uma dieta puramente líquida, sem qualquer resíduo, por pelo menos 48 horas antes do procedimento. Junto à essa dieta, é necessário tomar pelo menos 1 litro de refrigerante carbonado tipo coca-cola por dia, por pelo menos 2 dias.

Evitar ingerir vegetais de folhas por pelo menos uma semana antes do procedimento. O balão tem a função de obstruir parcialmente o estômago, represando a dieta e retardando o esvaziamento do estômago. Assim sendo, torna-se arriscado e, às vezes, impossível retirar o balão se o estômago estiver com resíduos alimentares na hora do procedimento.

Como o procedimento de balão intragástrico é realizado

É considerado um procedimento bastante seguro, com baixo risco de complicações, mas nem por isso isento. Portanto, é recomendado que seja feito em ambientes com bom suporte de vida, como clínica ou hospitais. É realizado uma endoscopia no dia, antes da inserção do balão, para averiguar possíveis contraindicações no estômago.

Se não houver impedimentos, o médico endoscopista introduz o balão pela glote do paciente, adentrando-o até o estômago, onde se começa a inflá-lo com soro fisiológico e um corante chamado azul de metileno, num volume entre 500 e 700 ml. Depois de cheio, desconecta-se o balão e ele permanece no estômago. O procedimento, tanto de colocação como de retirada, é feito sob sedação endoscópica ou anestesia geral, a critério do médico examinador. Normalmente é um procedimento realizado entre 15 e 20 minutos.

Qualquer médico com especialização em endoscopia pode realizar o procedimento. Normalmente, a endoscopia é a segunda especialidade deste médico, que geralmente é gastroenterologista ou cirurgião do aparelho digestivo. O título de endoscopia digestiva é conferido pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva)

Cuidados após o implante de balão intragástrico

É muito comum, esperado e natural que ocorram vários sintomas após o implante do balão, que tendem a diminuir entre 5 e 10 dias. No entanto, podem ser tão intensos que motive a retirada precoce do balão caso seja a opção do paciente.

Por isso, é necessário o uso de alguns medicamentos após o implante do balão. Também é necessário uma dieta específica para adaptação do material que envolve a ingestão de 10 dias de líquidos, 10 dias de cremosos e 10 dias de pastosos. Já alimentos sólidos só é recomendado no segundo mês e sempre após orientação de um profissional nutricionista.

É extremamente importante a realização de atividades físicas moderadas e regulares, não só para a perda de peso, mas também para manutenção do peso perdido. Fora isso, é importante evitar o máximo possível a ingestão de açúcar em qualquer de suas formas e de líquidos gasosos, pois estes sabotam bastante o efeito do balão.

Se o paciente se enquadrar nesse protocolo, as chances de sucesso (uma perda média de 20% do peso total) ultrapassam 80%.

A Clínica Gastrocentro é formada por doutores experts em exames de colonoscopia, tenha total segurança ao ser atendidos por uma das melhores equipes, do Brasil, na realização de exame de colonoscopia.