O procedimento é conhecido por passar uma sonda flexível de alimentação para o estômago via abdômen. A gastrostomia permite que nutrição, fluidos e medicamentos sejam colocados diretamente no estômago, sem passar pela boca e esôfago.

A sonda de alimentação é inserida através de uma abertura no abdômen para o interior do estômago.

Pedido de exame:

Para fazer o seu exame de endoscopia na Clínica Gastrocentro, como primeiro passo é preciso encaminhar seu pedido de exame, para isso tire uma foto em boa resolução e nós envie pelo formulário.

O primeiro passo para fazer o procedimento de gastrostomia endoscópica na Clínica Gastrocentro é encaminhar o pedido médico de realização do procedimento. Para isso, tire uma foto em boa resolução e nos envie pelo formulário.

Esse procedimento é realizado sob sedação e anestesia local e permite que o paciente possa voltar para casa no mesmo dia, além de retomar a alimentação normal poucas horas após o procedimento.

.

Indicação e tratamento

É indicado para pacientes que apresentam dificuldade para engolir, infecções respiratórias frequentes por aspiração ou incapacidade de se nutrir adequadamente pela boca.

Cuidado com a sonda e alimentação

Um curativo será colocado no local da PEG após a realização do procedimento. Este curativo pode ser removido após um ou dois dias. Depois disto, o local deve ser limpo com água e sabonete medicinal uma vez por dia. Entre as limpezas, o local deve ser mantido seco. Não é necessário nenhum curativo especial posteriormente.

Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, pode ser administrada através da sonda. Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um AVC), ainda permanecerão restrições à ingestão oral. Alguns pacientes podem continuar a comer e beber da maneira habitual após a PEG, mas isto deve ser discutido com o médico assistente.

As sondas costumam durar cerca de um ano a um ano e meio. Elas podem entupir ou sofrer deterioração ao longo do tempo, o que pode exigir sua retirada e/ou troca. Este procedimento é realizado com relativa facilidade: o médico remove a sonda usando tração firme e colocará uma nova sonda pelo pertuito já existente. No caso da retirada definitiva sem substituição, nenhuma sonda nova é colocada e o pertuito fechará espontaneamente após alguns dias.

A Clínica Gastrocentro é formada por doutores experts em exames de endoscopia, tenha total segurança ao ser atendidos por uma das melhores equipes, do Brasil, na realização de exames de endoscopia.