O exame de pH-metria esofágica é um diagnóstico em que é medida a acidez do esófago, além do tempo em que o canal fica exposto a determinados níveis de acidez. A prova destina-se a diagnosticar problemas de refluxo gastroesofágico e alterações nos mecanismos normais de limpeza do esófago.

Geralmente esse exame leva 24 horas em regime de ambulatório, sendo introduzida nas narinas uma sonda com um sensor que é ligada a um equipamento de registo portátil.

Pedido de exame:

Para fazer o seu exame de endoscopia na Clínica Gastrocentro, como primeiro passo é preciso encaminhar seu pedido de exame, para isso tire uma foto em boa resolução e nós envie pelo formulário.

Pedido de exame:

O primeiro passo para fazer o exame  de pH-metria esofágica na Clínica Gastrocentro é encaminhar o pedido médico de realização do procedimento. Para isso, tire uma foto em boa resolução e nos envie pelo formulário.

Como é realizado o exame?

O paciente fica sentado e uma sonda plástica flexível de fino calibre é inserida por uma das narinas, lubrificada e anestesiada com geléia de xylocaína para que a sonda possa progressivamente passar pela garganta e o esôfago até atingir o estômago. É comum o pacientes sentir um desconforto passageiro (náuseas). Logo que a sonda é posicionada, um pequeno eletrodo é fixado no tórax – normalmente abaixo do mamilo esquerdo em homens ou da mama esquerda em mulheres – e um cabo é conectado ao aparelho que vai registrar todo o período do exame.

O paciente será orientado a anotar em uma folha toda a refeição realizada durante o exame, incluindo líquidos que ingerir, e também deve anotar os períodos em que permaneceu deitado. Por fim, deve registrar sempre que houver algum sintoma, discriminando o tipo e anotando no diário o tempo em que ele começou. 

Ao final dessa fase, o paciente é liberado sem restrições para suas atividades normais para que o exame possa registrar o que acontece durante o dia. Nesse período do exame, o paciente não deve praticar esportes e cuidar para que o suor não desconecte o eletrodo ou a sonda, além de evitar qualquer impacto que possa danificar o aparelho. Outro cuidado está relacionado ao banho, que deverá ser apenas com uma toalha úmida. O contato com a água precisa ser evitado, já que o aparelho registrador é elétrico e pode ser danificado.

Para posicionar a sonda corretamente, é preciso fazer um exame de manometria do esôfago, o que permite  localizar a zona de transição entre o esôfago e o estômago para posicionar a sonda de pHmetria por técnica manométrica no local correto.

O exame de phmetria esofágica é indicado para:

A Clínica Gastrocentro é formada por doutores experts em exames de endoscopia, tenha total segurança ao ser atendidos por uma das melhores equipes, do Brasil, na realização de exames de endoscopia.