A Endoscopia Piloroplastia é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de alargar a abertura na parte inferior do estômago (piloro). Isso para que o conteúdo do estômago possa ser esvaziado para o intestino delgado (duodeno).

O piloro é uma área muscular espessa que, quando elevada, a comida não pode passar.

A cirurgia é feita sob anestesia geral. O gastroenterologista faz uma incisão no abdômen para abrir a área. Depois, a incisão é fechada de uma maneira que o piloro se mantenha aberto, permitindo que o estômago se esvazie.

Pedido de exame:

Para fazer o seu exame de endoscopia na Clínica Gastrocentro, como primeiro passo é preciso encaminhar seu pedido de exame, para isso tire uma foto em boa resolução e nós envie pelo formulário.

O gastroenterologista pode optar em fazer esta cirurgia usando um laparoscópio, que é uma pequena câmera que é inserida no abdome através de uma pequena incisão as imagens do vídeo serão exibidas no monitor por onde o gastroenterologista se orientará para fazer o procedimento. Pode ser necessárias de três a cinco pequenas incisões no abdômen por onde a câmera e outras pequenas ferramentas serão inseridas através dessas aberturas.O abdômen será preenchido com gás para permitir que o cirurgião veja a área e tenha mais espaço para realizar a operação.
manometria esofágica
A manometria esofágica mede as contrações musculares, conforme os alimentos são ingeridos. e dura em torno de 20 a 30 minutos, e não causa nenhum dano pós exame, podendo o paciente realizar as atividades cotidianas. Durante o teste, o examinado terá de tomar pequenos goles de água, assim, uma máquina responsável por analisar os dados, juntamente com o cateter, registrará a pressão, força e o padrão rítmico da contração que o esôfago realiza.
Esse exame é importante para verificar qualquer doença situada naquela região do corpo. Doenças do refluxo gastroesofágico, acalásia ou qualquer outro tipo de anomalia são diagnosticadas por meio dele. A manometria esofágica, não precisa de sedação, é utilizado gel anestésico para diminuir o desconforto que o paciente possa vir a ter.
Mesmo podendo causar um pouco de desconforto na realização do exame, não é causado nenhum tipo de efeito colateral grave ou que incomode muito. Somente em alguns casos, há a possibilidade de dor de garganta e problemas relacionados a sinusite devido a introdução do tubo. Mas isso é apenas temporário, além de compensar pela confirmação de que é necessário reparar a região do esôfago.

A Clínica Gastrocentro é formada por doutores experts em exames de endoscopia, tenha total segurança ao ser atendidos por uma das melhores equipes, do Brasil, na realização de exames de endoscopia.