exame de endoscopia

A endoscopia permite detectar doenças no esôfago, estômago e parte do duodeno. Outro ponto importante do exame de endoscopia é a possibilidade de realizar alguns procedimentos cirúrgicos como a remoção de tumores cancerígenos em seu estado inicial e a retirada de pólipos.

O exame de endoscopia é feito usando um cabo flexível com aproximadamente 1cm de diâmetro, equipado com uma micro câmera que filma e transmite as imagens em tempo real para o monitor, pelo qual o gastroenterologista consegue realizar os diagnósticos e tratamentos.

Pedido de exame:

O primeiro passo para fazer o exame de endoscopia na Clínica Gastrocentro é encaminhar o pedido médico de realização do procedimento. Para isso, tire uma foto em boa resolução e nos envie pelo formulário.

Primeiro atendimento

Nossa equipe fará contato com você por telefone para passar informações e orientações sobre valores, formas de pagamento, data e horário para a realização do exame de endoscopia, além de informações sobre o preparo que deve ser realizado antes do procedimento na Clínica Gastrocentro.

Entre as orientações estão evitar alimentos de difícil digestão na véspera do exame, como a carne vermelha, e também a necessidade de jejum antes do procedimento. Também precisamos de informações sobre algum medicamento que você esteja usando e se há alguma alergia aos sedativos que serão utilizados. Com base em suas informações podemos evitar um possível desconforto que ocorrer por causa de alguma alergia ou reação aos sedativos.

NOTA IMPORTANTE

Para que a qualidade das imagens obtidas pela micro câmera sejam nítidas e nada passe despercebido ou encoberto por algum resíduo alimentar, o jejum deve ser seguido fielmente. Já em relação aos medicamentos, precisamos saber se você está usando algum anticoagulante, como a Aspirina.

Agendamento

Nossa equipe irá marcar o melhor dia e horário de seu exame de endoscopia. Para isso, é preciso imprimir e preencher o TERMO DE CONSENTIMENTO, que deve ser levado juntamente com os demais documentos.

Dia do exame de endoscopia

Na data marcada do exame, nossa equipe estará pronta para te recepcionar. As dependências da clínica são amplas e confortáveis para que você e seu acompanhante sintam-se bem.

Antes de iniciar o exame, faremos uma pequena entrevista para verificar se o jejum e as demais orientações foram seguidas corretamente, além de passar mais informações e esclarecer alguma dúvida que você tenha em relação ao exame de endoscopia.

O exame de endoscopia

Antes de iniciar o exame de endoscopia, vamos aplicar um sedativo intravenoso e uma anestesia local na garganta, “borrifada em toda boca com um spray, evitando assim tosse ou engasgos”. Ainda utilizaremos um protetor bucal para proteger seus dentes do endoscópio.

Assim que os sedativos fizerem efeito, o gastroenterologista inicia o exame, inserindo o endoscópio pela boca e em seguida passando pelo esôfago. Por fim, o aparelho chega ao estômago e pode ir até o duodeno.

Nosso endoscópio é equipado com uma micro câmera de alta resolução e as imagens e vídeos produzidos em tempo real são de grande nitidez. Isso garante resultados incríveis com uma definição que não deixa nenhum detalhe passar despercebido no esôfago, estômago e duodeno (por isso, o jejum é importante).

O resultado

Quando o exame de endoscopia terminar, você deve aguardar pelo menos 20 minutos por conta da sedação. Assim que nosso gastroenterologista liberá-lo, poderá voltar para casa com seu acompanhante e levar o resultado. Porém, quando houver a coleta de material, a entrega do resultado pode levar de 3 a 5 dias. Neste caso, podemos enviar o resultado por motoboy ou você pode buscar na clínica, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Tire suas dúvidas

Como a endoscopia funciona?

O primeiro passo é a aplicação de um sedativo intravenoso e uma anestesia local na garganta, com spray, para impedir tosse ou engasgos. Em seguida, colocamos um protetor bucal para proteger seus dentes do endoscópio.

O segundo passo é inserir pela boca o endoscópio, que contém a micro câmera responsável por filmar esôfago, estômago e duodeno.

É obrigatório levar um acompanhante?

Sim, é obrigatório, já que a sedação provoca perda da noção de tempo e espaço, além de falta de senso de direção.

É preciso tomar algum cuidado no dia anterior?

Para conseguir imagens mais nítidas, o ideal é um jejum absoluto de 8h a 12h antes do exame. Também é muito importante que na véspera o paciente evite alimentos de difícil digestão, como carnes e grãos.

Quando poderei voltar a fazer minhas atividades normalmente?

Por conta da sedação, você não estará apto a realizar qualquer atividade que exija muita concentração, a exemplo de dirigir. Por isso, o ideal é ir para casa e aguardar os efeitos dos sedativos passarem por completo.

O exame de endoscopia apresenta algum risco?

O exame é muito seguro e os gastroenterologistas que atuam na Clínica Gastrocentro possuem grande experiência, o que torna o exame ainda mais confiável.

No entanto, é normal ocorrer sangramento no local onde é realizada uma biópsia, quando ela necessária. Por isso, é importante não usar remédios como aspirinas ou outro anticoagulante. Lembre-se ainda de falar com nosso gastroenterologista se você está usando algum medicamento.

Outro ponto importante que deve ser observado é a reação alérgica aos sedativos utilizados. Um dos possíveis efeito se você for alérgico é ter dificuldade para respirar e, por isso, é importante relatar com sinceridade ao nosso gastroenterologista na entrevista (anamnese).

O exame pode indicar quais doenças?

O esôfago, estômago e duodeno devem apresentar uma cor rosada e textura suave e uniforme. Se houver algum sangramento, tumores, úlceras, inflamação ou qualquer alteração visual nos tecidos e paredes do estômago, o exame de endoscopia identifica facilmente, além de reconhecer uma série de patologias, como doença celíaca, esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, estreitamento do esôfago, tumores e câncer em estágio inicial no esôfago, estômago, duodeno, além de úlceras gástricas ou duodenais. Portanto, várias doenças relacionadas ao sistema digestivo podem ter o tratamento acompanhado com a endoscopia.

A endoscopia pode também identificar a bactéria Helicobacter pylori, responsável pela maioria das úlceras e casos de inflamação do estômago (gastrites). Assim, seu médico poderá oferecer o tratamento mais adequado.

Outra grande vantagem da endoscopia conhecida como terapêutica é a possibilidade de retirar um pólipo e, assim, resolver a questão de forma rápida. Logo, o exame de endoscopia e as terapias que podem ser aplicadas por essa técnica contribuem para a descoberta de doenças e tumores através da biópsia, além de pequenas terapias que podem melhorar a vida dos nossos pacientes.

Contraindicação?

Não há contraindicações para fazer o exame de endoscopia. Porém, existem cuidados adicionais que devem ser tomados em pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, além de pacientes com alergia às medicações. Se você estiver em qualquer uma dessas situações, deve avisar nosso gastroenterologista.

Gestantes no primeiro trimestre de gravidez também têm ressalvas para esse tipo de exame devido aos sedativos, mas o endoscópio não tem contraindicação alguma.

A Clínica Gastrocentro é formada por doutores experts em exames de endoscopia, tenha total segurança ao ser atendidos por uma das melhores equipes, do Brasil, na realização de exames de endoscopia.