CENTRO MINEIRO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA AVANÇADA

A clínica Gastrocentro está localizada nas instalações do Hospital Santa Helena, em Contagem – MG, e realiza endoscopia digestiva alta e baixa (colonoscopia), diagnósticas e terapêuticas, bem como as retossigmoidoscopias. São realizadas juntamente com as endoscopias, sessões de ligadura elástica de varizes esofági- cas/escleroterapia.

Dentro de um ambiente hospitalar, todos os exames altos são feitos por sedação consciente e os baixos por sedação venosa profunda, realizados e assistidos por profissionais do grupo de anestesiologia do Hospital Santa Helena.

Desde no início das atividades, a clínica já conta com aparelhos sofisticados e de alta precisão para a manter a excelência dos exames. São 4 torres para endoscopia, 3 colonos, 6 gastroscópicos e 1 duodeno, possibilitando, assim, maior celeridade na realização dos exames e melhor qualidade das imagens.

Todos os profissionais envolvidos são médicos doutores em Endoscopia Digestiva / Gastroenterologia e Cirurgia Geral, bem como professores reconhecidos, altamente especializados e qualificados para a realização dos serviços, oferecendo sempre qualidade, conforto e segurança para o paciente durante a realização dos exames.

eSTRUTURA PREPARADA PARA RECEBER VOCÊ MUITO BEM

Estamos preparados para receber a todos. Com uma infraestrutura completa e equipamentos modernos, nossas dependências são preparadas para acomodar pacientes e acompanhantes com todo conforto e comodidade.

ALEXANDRE VELOSO PIMENTA DE FIGUEIREDO
Cirurgião Geral

Formado pela FASEH. Áreas de Atuação Médica – Cirurgia Geral / Gastroenterologia / Endoscopia Digestiva / Medicina Hiperbárica. CEO – Rede Gastrocentro – 3399-7460 – 2565-7001 – 2565-7002- 9-8268-5964. Diretor do Centro de Feridas e Medicina Hiperbárica – 2559-7018. Diretor Técnico da Faculdade de Medicina FASEH – Campus Lagoa Santa -MG – 3688-4100. Professor de Clínica Cirúrgica – FASEH. Diretor e Professor cursos de Especialização em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. Diretor Médico da Associação Beneficiente Evangélica – Unidade de Oncologia – Betim- MG.

OCTACÍLIO FELÍCIO JUNIOR
Cirurgião Geral

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987). Atualmente é médico cirurgião geral – Vitória Apart Hospital, médico cirurgião geral e gastroenterologia – Clinica Skopia, médico cirurgião geral e gastroenterologia – Santa Casa de Misericórdia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, Gastroenterologia e Endoscopia  Digestiva atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia minimamente invasiva, vias biliares e pâncreas, estômago, intestino, endoscopia digestiva terapêutica, robótica. Professor auxiliar na Universidade Centro Leste, graduação e pós graduação em Engenharia Biomédica, disciplinas de anatomia e fisiologia humana. Especialista em Cirurgia geral, Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. Titular da SOBED e FBG, Mestrado em Cirurgia pela UFMG, Doutorando pela PUC-RS. Graduação em Medicina pela Universidade do Porto, em Portugal.

ERIKA RUBACK BERTGES
Especialista em Clínica Médica

Residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), residência em Gastroenterologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Especialista em Endoscopia Digestiva pela SOBED. Formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmentente é professora do curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora.Atua principalmente nos seguintes temas: Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

KLAUS RUBACK BERTGES
Mestre em Ciências Biológicas

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-Graduação em Gastroenterologia pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialização em Endoscopia Digestiva pela Clínica de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Juiz de Fora, Especialização em Motilidade
Digestiva pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Especialização em Medicina Hiperbárica pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica. É Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e Sociedade Brasileira de Clínica Médica. É Membro Associado da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica. Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora e Professor da Graduação e Pós-Graduação do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora / Suprema. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

GUSTAVO F. ROSENDO
Cirurgião do Aparelho Digestivo / Cirurgia Geral

Cirurgião do aparelho digestivo/endoscopia digestiva. Membro titular especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo. Especialização em Cirurgia Geral e do aparelho digestivo. Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica. Preceptor do serviço de Especialização em Cirurgia Geral pelo CBC do Hospital Santa Rita. Membro do Serviço de Endoscopia do Hospital Santa Rita e Nossa Senhora de Lourdes em Nova Lima. Estágio e treinamento em vias biliares/CPRE pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – Unirio.

LUIZ CARLOS BERTGES
Doutor em Cirurgia. Membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia

Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestra- do em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1973). Professor Associado III, aposentado, do Departamento de Fisiologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SU- PREMA, na disciplina Clínica Médica II – Gastroenterologia e membro do Núcleo Docente Estruturante – NDE de Medicina e Farmácia. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Endoscopia Digestiva da SUPREMA. Membro da Academia Mineira de Medicina, do Instituto Mineiro de História da Medicina e do Departamento de Gastroenterologia e de História da Medicina da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora MG. Membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Endoscopia Digestiva.

GEORG SCHMITZ DE FREITAS
Médico endoscopista com experiência em Cirurgia Geral

Possui graduação em Medicina pela Fundação Educacional Dom André Arco Verde (2006). Trabalhou como preceptor na Residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital Irmãos Penteado em Campinas. Atuou como Cirurgião Geral na Santa Casa de Campinas, Hospital Samaritano de Campinas e Hospital Municipal Mário Covas em Hortolândia. Também participou como Clínico Médico no hospital Irmandade de Misericórdia de Campinas e como Endoscopista do Hospital Municipal Mário Covas -SP. Trabalhou como Endoscopista na Santa Casa de Vitória-ES, como Endoscopista e Cirurgião no Vitória Apart Hospital e foi Chefe de Plantão no CIAS – hospital da Unimed Vitória. Atualmente trabalha como médico endoscopista no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus e em clinica privada Endogastro em Juiz de Fora.Tem experiência na área de Cirurgia Geral, com ênfase em Cirurgia do Aparelho Digestivo e atuação em Endoscopia Digestiva diagnóstica e terapêutica.

ALVARO MONTEIRO DE CASTRO PEDROSO
Especialista em Cirurgia Geral

Especialista em Cirurgia Geral, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Pós-graduação Médica em Cirurgia Geral, Pós-graduação Médica Lato Sensu em Gastroenterologia, Pós-graduação Médica Lato Sensu em Endoscopia Digestiva, Membro Associado da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Membro Aspirante da Sociedade Brasileira de Videocirurgia – SOBRACIL, Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena-MG.